Mais do que receitas a gastronomia faz parte da evolução cultural e histórica de um povo. Por isso, a cada semana vamos falar de um alimento específico e da sua importância na história, na cultura e no nosso organismo, claro. Também daremos dicas de saúde e de aproveitamento.

Mundo dos Sabores é um programa de rádio produzido e apresentado pelas alunas, de jornalismo, Léia Arruda e Carol Passos, editado nos laboratórios do UniBh e transmitido pela rádio Elo FM.

Acompanhe nosso programa toda segunda-feira às 15h pelo site: http://www.elofm.com.br/mundodossabores, com reprise em horários alternativos.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Carne de Rã


Por Léia Arruda

Hoje vamos falar sobre uma carne diferente.  

A rã é um anfíbio anuru. Essa classificação é uma definição de origem grega dada identificar os anfíbios sem cauda – como os sapos, pererecas e rãs. A carne de rã era muito apreciada pelos gregos antigos e pelos chineses. A princípio ela era caçada em seu habitat natural. Porém, agora é produzida em ranicultura. São alimentadas com ração e abatidas dentro das normas dos órgãos oficiais de inspeção animal. 

Essa carne é considerada exótica e nobre. É também uma boa alternativa para quem deseja ter no prato: sabor, saúde, baixos índices de gordura e mau colesterol. Ela é umas das poucas carnes que em sua composição tem aminoácidos essenciais, que nosso organismo não produz. Por isso, em todo o mundo seu o consumo tem crescido.

As principais formas de comercialização são as ‘rãs inteiras’, ‘resfriadas’ ou ‘congeladas’. As “coxas congeladas”, por exemplo, tem maior aceitação pelo público consumidor. Já o dorso apresenta baixo valor comercial, por isso, são usados na fabricação de produtos como nuggets, patê, salsicha, filé, linguiça, entre outros.

DICAS DE SAÚDE
Devido suas propriedades nutricionais a carne de rã atrai cada vez mais pessoas aos chamados alimentos funcionais. Isso é, produtos alimentares que proporcionam benefícios a saúde.

A carne de rã também é indicada no tratamento de alergias, dietas que restringem o uso do sal e gorduras e doenças gastrointestinal. Além disso ela é alternativa no combate e prevenção do câncer de cólon, da osteoporose, da hipertensão arterial, entre outras patologias.

Apesar de todos esses benefícios a carne de rã ainda é pouco consumida no Brasil. Isso faz com que seu preço seja alto quando comparado à de outras carnes brancas. Mesmo assim, vale à pena experimentar.

É isso, aí. Se você tem uma dica, sugestão para nos mandar envie seu contato@elofm.com.br.
Por hoje é só. Agradecemos sua compania e esperamos por você no nosso próximo encontro. Abraços e até mais. 

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Cenoura


Por Léia Arruda

A cenoura é uma raiz, repleta de saliências na superfície. Conta-se que a princípio ela era encontrada nas cores: branca, amarela e púrpura. Porém no século XVI, foi à Holanda que desenvolveu a cenoura na cor laranja, como hoje conhecemos. Essa nova coloração foi uma forma de homenagear a ‘Guilherme I de Orange Nassau’, regente e incentivador do movimento de independência dos países baixos.    
Ela é fundamental na alimentação humana. Pode ser servida crua ou cozida e compor pratos como saladas, refogados, bebidas, sopas, cremes, bolo, etc. Grande parte da população mundial dispensa suas folhas. Porém elas também são comestíveis e contém vários nutrientes para nosso corpo.
Dicas de SaúdeA cenoura é repleta de vitamina A. Tanto que apenas 100g é o suficiente para recompor a necessidade diária dessa vitamina no nosso organismo.
Esse legume também tem grandes propriedades medicinais, a saber, diurética, anti-microbiana e anti-séptica, emoliente, rejuvenescedora, bronzeadora, entre tantos outros benefícios. É importante lembrar que a melhor forma de aproveitar todos os benefícios da cenoura é consumi-la crua e fresca. E como os melhores nutrientes estão próximos a casca ela jamais deve ser descascada. Apenas raspe e lave.
Algumas pessoas que comem grande quantidade de cenoura podem apresentar um tom amarelado na pele. Mas, não é nada que deva preocupar, pois está associado a pigmentação. Para resolver, basta tomar sol. Além de tirar o amarelado você obterá um bronzeado de deixar o queixo caído. 
A cenoura também é ingrediente principal em muitas receitas populares. Segundo os antigos as sementes dela quando cozidas em pouca quantidade de água e ingerida podem aumentar a quantidade de leite das mamães. Para quem tem bronquites, também há receita de xaropes que ajudam bastante, viu?!
Mas, é importante ressaltar que aqui contamos as histórias dos alimentos e suas propriedades. Então caso em caso de doença ou enfermidade o melhor é procurar o médico da sua confiança para fazer um tratamento eficaz. Combinado?!
É isso, aí. Se você tem uma dica, sugestão para nos mandar envie seu contato@elofm.com.br .

Por hoje é só.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Espinafre


Por Léia Arruda

Nosso tema de hoje é uma erva rasteira de folhas comestíveis que teve origem no centro e sudeste da Ásia, o Espinafre.

Ele é uma planta que pode chegar até 30 cm de altura. Nasce anualmente e sobrevive mesmo em baixas temperaturas. Na idade Média ele era muito popular na Europa. Tanto que, em época de escassez, os europeus, o substituíam por folhas de nabo e beterraba.

Dados mostram que o espinafre era tão popular que no século XVII ele era consumido como sobremesa. É provável que os espanhóis tenham sido os responsáveis por desenvolver a colheita do espinafre e disseminá-lo por todo o mundo.
Você já assistiu o desenho do Popeye? Caso sim, já deve ter percebido que quando ele come o espinafre fica muito forte, certo?
Mas, apesar de todas as propriedades de cura e prevenção que o espinafre tem ele não é tão poderoso como mostra o desenho animado, não viu? Na verdade, essa fábula é atribuida a um artigo escrito pelo pesquisador americano Von Wolf, publicado em 1870. Conta-se que quando o texto foi publicado faltava uma vírgula no número que indicava a quantidade de ferro do espinafre. Por conta desse erro de datilografia ele se tornou um mito.

DICAS DE SAUDE
O espinafre é indicado para pessoas desnutridas, anêmicas e escleróticas, pois contém alto teor de ferro que revigora o sangue e elimina a fadiga.  Ele também é indicado no combate de artrites, diarréias, menstruação escassa, e cálculo renal.
Há pesquisas que apontam que em alguns aspectos o espinafre contém mais vitaminas que o brócolis. Ele é fonte de fibras, que diminuem indicies do mau colesterol, vitamina A e clorofila.
Ele também auxilia no tratamento do intestino, reduz as impurezas da pele e remove manchas no rosto. Suas propriedades ajudam a prevenir o câncer de pulmão e próstata. Por isso, aproveite ao máximo essa maravilhosa fonte de vitaminas e nutrientes e inclua em sua alimentação. Há inúmeras receitas que podem ser feitas com o espinafre como massa para pizza, panquecas, bolinhos, entre outras. É só aproveitar.
É isso, aí. Para enviar sua dica e sugestão mande um e-mail para: contato@elofm.com.br
 Por hoje é só. Agradecemos sua companhia e esperamos por você no nosso próximo encontro. Abraços e até mais.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Coco


Por Léia Arruda

Ele é o fruto de uma planta de regiões quentes e precisa de muita água para sobreviver. Não há uma confirmação sobre sua origem, mas acredita-se que seja da Índia. Uma das teorias mais difundidas é que ele chegou ao Brasil por meio do mar. Os cocos teriam flutuado até a costa litorânea, da Bahia e do Rio Grande do Norte, resultando em uma entrada natural no Brasil.

Por ter a cara das regiões quentes o coco atualmente conhecido como coco-da-baia. Seu crescimento é grande nos estados da Bahia e Pernambuco, onde suas palmeiras agregam beleza das praias. Desde os tempos antigos as folhas de sua árvore, a palmeira, têm parte na história humana. Elas simbolizavam triunfo, o que lhe garantiu o nome de ‘palma da vitória’. Os fenícios, por exemplo, a utilizavam para registrar sua escrita. Elas também tiveram grande participação na medicina e foram usadas na entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

A planta se difunde por meio das sementes. O tempo de maturação do fruto é em torno de 11 a 12 meses. Ele é muito utilizado na culinária, principalmente nordestina. A polpa pode ser consumida ao natural ou ralada. Ela compõe pratos como a tapioca, pudim, bolos, tortas, biscoitos, quinquim, outros. Há também o leite de coco muito usado em cremes, caldas e cozidos como a moqueca de peixe e de camarão.  

DICAS DE SAÚDE
O coco é rico em vitaminas e proteínas. Por isso, em muitas regiões do Brasil foi muito usado no tratamento da febre amarela. Há regiões que ainda é comum bater o coco com água e sal e consumi-lo em jejum para acabar com verme infantil. A polpa ralada também é usada no preparo de xaropes que auxiliam no combate a tosse.

Além de saborosa a água de coco também é usada no combate a prisão de ventre, irritações gastrointestinais, vômitos e enjôos na gravidez. Ele também é um poderoso hidratante natural e por ser rica em sais minerais sua composição é semelhante ao do soro fisiológico por isso, é considerada isotônico.

Uma dica para saber se o coco esta bom para consumo é bater com uma moeda na casca. Se o som for estridente ele está fresco, se for oco descarte, pois, não está bom para consumo. Quando for comprar o coco prefira os de tamanho médio e formato arredondado. Depois de aberto, consuma a polpa no mesmo dia. Se estiver em geladeira no máximo em 5 dias.

É isso, aí. Se você tem uma dica, sugestão para nos mandar envie seu contato@elofm.com.br .
Por hoje é só. Agradecemos sua companhia e esperamos por você no nosso próximo encontro. Abraços e até mais.