Mais do que receitas a gastronomia faz parte da evolução cultural e histórica de um povo. Por isso, a cada semana vamos falar de um alimento específico e da sua importância na história, na cultura e no nosso organismo, claro. Também daremos dicas de saúde e de aproveitamento.

Mundo dos Sabores é um programa de rádio produzido e apresentado pelas alunas, de jornalismo, Léia Arruda e Carol Passos, editado nos laboratórios do UniBh e transmitido pela rádio Elo FM.

Acompanhe nosso programa toda segunda-feira às 15h pelo site: http://www.elofm.com.br/mundodossabores, com reprise em horários alternativos.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Bacalhau

  Por Léia Arruda
Você sabia que existem registros de fábricas que processavam o bacalhau no século IX na Islândia e na Noruega?
Os Vikings foram os pioneiros a consumir esse maravilhoso alimento. Mas apenas no ano 1000 os bascos, um povo que vivia próximo à Espanha e França, passaram a utilizar o sal. Essa foi uma revolução no mundo alimentício. Pois, como na época não havia geladeira os alimentos estragavam com freqüência. Mas com o advento do sal foi possível conservar o alimento com todos os nutrientes e ainda aguçar o sabor. 
Essa mudança gerou até guerra, acredita? Pois, tornou possível a comercialização do bacalhau. O período das grandes navegações, nos século XV, levou o bacalhau a Portugal. Lá virou um habito alimentar mantido até hoje. Foram os portugueses que trouxeram essa delícia ao Brasil. E logo que por aqui chegou conquistou a todos. Conta-se que os intelectuais da época, como Machado de Assis, se encontravam nas tardes de domingo para comer essa delícia.
Nesse período o bacalhau era bem barato e popular. Mas a falta de comida durante a Segunda Guerra Mundial fez o preço subir e restringiu seu consumo. Hoje, ele está presente nas nossas mesas mais no período das festas cristãs como Páscoa e Natal.  Há inúmeras receitas e formas de preparo. Descubra a sua.
DICAS DE SAÚDE Você já deve ter ouvido alguém dizer que somos o que comemos? Essa é uma verdade, não é?! E pode ser visto como um incentivo para termos uma alimentação saudável. O bacalhau é perfeito para essa função. Com uma composição de mais água do que gordura o bacalhau é um alimento essencial para a saúde do nosso corpo. Ele, também, tem o ômega3, uma vitamina que auxilia no tratamento da depressão, da ansiedade e problemas do sono.
Então vamos inserir essa delícia ao nosso cardápio diário. Vale lembrar que no mercado encontramos bacalhau de todos os preços. E caso prefira, pode substituí-lo pelo atum, pela sardinha e até o camarão. O importante é aproveitar e se alimentar bem.

Por hoje é só. Agradecemos sua companhia e esperamos por você no nosso próximo encontro. Abraço e até mais.