Mais do que receitas a gastronomia faz parte da evolução cultural e histórica de um povo. Por isso, a cada semana vamos falar de um alimento específico e da sua importância na história, na cultura e no nosso organismo, claro. Também daremos dicas de saúde e de aproveitamento.

Mundo dos Sabores é um programa de rádio produzido e apresentado pelas alunas, de jornalismo, Léia Arruda e Carol Passos, editado nos laboratórios do UniBh e transmitido pela rádio Elo FM.

Acompanhe nosso programa toda segunda-feira às 15h pelo site: http://www.elofm.com.br/mundodossabores, com reprise em horários alternativos.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Espinafre


Por Léia Arruda

Nosso tema de hoje é uma erva rasteira de folhas comestíveis que teve origem no centro e sudeste da Ásia, o Espinafre.

Ele é uma planta que pode chegar até 30 cm de altura. Nasce anualmente e sobrevive mesmo em baixas temperaturas. Na idade Média ele era muito popular na Europa. Tanto que, em época de escassez, os europeus, o substituíam por folhas de nabo e beterraba.

Dados mostram que o espinafre era tão popular que no século XVII ele era consumido como sobremesa. É provável que os espanhóis tenham sido os responsáveis por desenvolver a colheita do espinafre e disseminá-lo por todo o mundo.
Você já assistiu o desenho do Popeye? Caso sim, já deve ter percebido que quando ele come o espinafre fica muito forte, certo?
Mas, apesar de todas as propriedades de cura e prevenção que o espinafre tem ele não é tão poderoso como mostra o desenho animado, não viu? Na verdade, essa fábula é atribuida a um artigo escrito pelo pesquisador americano Von Wolf, publicado em 1870. Conta-se que quando o texto foi publicado faltava uma vírgula no número que indicava a quantidade de ferro do espinafre. Por conta desse erro de datilografia ele se tornou um mito.

DICAS DE SAUDE
O espinafre é indicado para pessoas desnutridas, anêmicas e escleróticas, pois contém alto teor de ferro que revigora o sangue e elimina a fadiga.  Ele também é indicado no combate de artrites, diarréias, menstruação escassa, e cálculo renal.
Há pesquisas que apontam que em alguns aspectos o espinafre contém mais vitaminas que o brócolis. Ele é fonte de fibras, que diminuem indicies do mau colesterol, vitamina A e clorofila.
Ele também auxilia no tratamento do intestino, reduz as impurezas da pele e remove manchas no rosto. Suas propriedades ajudam a prevenir o câncer de pulmão e próstata. Por isso, aproveite ao máximo essa maravilhosa fonte de vitaminas e nutrientes e inclua em sua alimentação. Há inúmeras receitas que podem ser feitas com o espinafre como massa para pizza, panquecas, bolinhos, entre outras. É só aproveitar.
É isso, aí. Para enviar sua dica e sugestão mande um e-mail para: contato@elofm.com.br
 Por hoje é só. Agradecemos sua companhia e esperamos por você no nosso próximo encontro. Abraços e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário