Mais do que receitas a gastronomia faz parte da evolução cultural e histórica de um povo. Por isso, a cada semana vamos falar de um alimento específico e da sua importância na história, na cultura e no nosso organismo, claro. Também daremos dicas de saúde e de aproveitamento.

Mundo dos Sabores é um programa de rádio produzido e apresentado pelas alunas, de jornalismo, Léia Arruda e Carol Passos, editado nos laboratórios do UniBh e transmitido pela rádio Elo FM.

Acompanhe nosso programa toda segunda-feira às 15h pelo site: http://www.elofm.com.br/mundodossabores, com reprise em horários alternativos.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Coco


Por Léia Arruda

Ele é o fruto de uma planta de regiões quentes e precisa de muita água para sobreviver. Não há uma confirmação sobre sua origem, mas acredita-se que seja da Índia. Uma das teorias mais difundidas é que ele chegou ao Brasil por meio do mar. Os cocos teriam flutuado até a costa litorânea, da Bahia e do Rio Grande do Norte, resultando em uma entrada natural no Brasil.

Por ter a cara das regiões quentes o coco atualmente conhecido como coco-da-baia. Seu crescimento é grande nos estados da Bahia e Pernambuco, onde suas palmeiras agregam beleza das praias. Desde os tempos antigos as folhas de sua árvore, a palmeira, têm parte na história humana. Elas simbolizavam triunfo, o que lhe garantiu o nome de ‘palma da vitória’. Os fenícios, por exemplo, a utilizavam para registrar sua escrita. Elas também tiveram grande participação na medicina e foram usadas na entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

A planta se difunde por meio das sementes. O tempo de maturação do fruto é em torno de 11 a 12 meses. Ele é muito utilizado na culinária, principalmente nordestina. A polpa pode ser consumida ao natural ou ralada. Ela compõe pratos como a tapioca, pudim, bolos, tortas, biscoitos, quinquim, outros. Há também o leite de coco muito usado em cremes, caldas e cozidos como a moqueca de peixe e de camarão.  

DICAS DE SAÚDE
O coco é rico em vitaminas e proteínas. Por isso, em muitas regiões do Brasil foi muito usado no tratamento da febre amarela. Há regiões que ainda é comum bater o coco com água e sal e consumi-lo em jejum para acabar com verme infantil. A polpa ralada também é usada no preparo de xaropes que auxiliam no combate a tosse.

Além de saborosa a água de coco também é usada no combate a prisão de ventre, irritações gastrointestinais, vômitos e enjôos na gravidez. Ele também é um poderoso hidratante natural e por ser rica em sais minerais sua composição é semelhante ao do soro fisiológico por isso, é considerada isotônico.

Uma dica para saber se o coco esta bom para consumo é bater com uma moeda na casca. Se o som for estridente ele está fresco, se for oco descarte, pois, não está bom para consumo. Quando for comprar o coco prefira os de tamanho médio e formato arredondado. Depois de aberto, consuma a polpa no mesmo dia. Se estiver em geladeira no máximo em 5 dias.

É isso, aí. Se você tem uma dica, sugestão para nos mandar envie seu contato@elofm.com.br .
Por hoje é só. Agradecemos sua companhia e esperamos por você no nosso próximo encontro. Abraços e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário