Mais do que receitas a gastronomia faz parte da evolução cultural e histórica de um povo. Por isso, a cada semana vamos falar de um alimento específico e da sua importância na história, na cultura e no nosso organismo, claro. Também daremos dicas de saúde e de aproveitamento.

Mundo dos Sabores é um programa de rádio produzido e apresentado pelas alunas, de jornalismo, Léia Arruda e Carol Passos, editado nos laboratórios do UniBh e transmitido pela rádio Elo FM.

Acompanhe nosso programa toda segunda-feira às 15h pelo site: http://www.elofm.com.br/mundodossabores, com reprise em horários alternativos.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Pimenta


Por Léia Arruda


É incrível como esse mundo é repleto de sabores, viu? E como essa diversidade torna a vida mais saborosa e faz da nossa culinária uma obra de arte.

E para compor esse espetáculo, que tal apimentar as coisas? Topa? Então para começar vamos introduzir nossa protagonista da vez, a PIMENTA.

Pimenta é o nome dado a várias plantas de sabor picante. Ela é originária das Américas, e tudo indica que os índios já a cultivavam em meados de 3400 a.C., Bastante tempo não é? Isso coloca a pimenta entre uma das plantas cultivada mais antigas das Américas.

Os índios também a utilizavam como medicamento. A pimenta chega aos demais continentes no período das grandes navegações e se adapta a cultura de cada lugar recebendo um nome específico.

Atualmente, depois do sal, ela é o condimento mais usado e encontrado em todos os lugares do mundo. Isso mesmo, aqui no Brasil as mais cultivadas são: malagueta, comari, pimenta de cheiro e a chifre de veado ou dedo de moça. Também são elas as mais consumidas por aqui, tanto como condimento como em conserva em azeite ou vinagre.

DICAS DE SAÚDE
A picância e ardência das pimentas são devidas uma substância chamada de capsaicina e é exatamente ela que possui propriedades que promovem e preservam a saúde.

Segundo pesquisas medicas a pimenta tem propriedades antioxidantes que protegem o DNA das células e evita o câncer. Elas são ricas em vitaminas A, E e C, por isso são muito usadas na indústria farmacêutica na produção medicamentos, pois como ela influência a liberação de endorfina, causando sensação de bem-estar, é usada para aliviar dores musculares e reumatismo.

A pimenta também é indicada no combate à baixa imunidade, depressão, enxaqueca, gripes e resfriados, infecções, pressão alta, problemas de coração, obesidade e até feridas – pois tem ativos cicatrizantes.

O segredo, como qualquer outro alimento é consumí-la moderadamente, pois o excesso ao invés de ajudar pode complicar casos de hemorróidas e gastrite, então redobre a atenção. 

Por hoje é só. Agradecemos sua companhia e esperamos por você no nosso próximo encontro. Abraços e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário