Mais do que receitas a gastronomia faz parte da evolução cultural e histórica de um povo. Por isso, a cada semana vamos falar de um alimento específico e da sua importância na história, na cultura e no nosso organismo, claro. Também daremos dicas de saúde e de aproveitamento.

Mundo dos Sabores é um programa de rádio produzido e apresentado pelas alunas, de jornalismo, Léia Arruda e Carol Passos, editado nos laboratórios do UniBh e transmitido pela rádio Elo FM.

Acompanhe nosso programa toda segunda-feira às 15h pelo site: http://www.elofm.com.br/mundodossabores, com reprise em horários alternativos.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Manjericão


Por Léia Arruda

Hoje vamos falar sobre um arbusto pequeno, cheio de ramos perfumados e de uso medicinal - o MANJERICÃO. Também conhecido como Alfavaca é utilizado desde os tempos antigos pelos indianos, romanos, gregos e egípcios.

A família dele compreende outros vários tipos como o de folha miúda, o de folha larga, cores e nomes, a diferença está no sabor que pode ser mais ou menos intenso.

Apesar de sua história ser cheia de misticismos definitivamente ele se destaca pela utilização na culinária em que seu sabor doce picante favorece o preparo de molhos, como no caso do pesto, sopas, recheios, saladas.

O manjericão também vai muito bem com ingredientes como carnes vermelhas, massas, queijo, limão, tomate. No Brasil, seu cultivo é feito por pequenos agricultores que comercializam suas folhas verdes ou secas como condimento ou aromatizante.

Ele pode ser usado no preparo de chás – que ajudam no tratamento de dores de estômagos, enjôos e vomito problemas respiratórios e reumáticos.  E na extração de óleos usados em bebida, perfumes, entre outros.

DICAS DE SAÚDE
E não para por aí, viu? O manjericão funciona como anticéptico, digestivo, expectorante, sedativo, analgésico e antitérmico.

Ele também é indicado no combate às cólicas, febres, bronquites, flatulências, insônias, reumatismo, problemas digestivos, infecções da pele e vias respiratórias.

Por hoje é só. Agradecemos sua companhia e esperamos por você no nosso próximo encontro. Abraço e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário