Mais do que receitas a gastronomia faz parte da evolução cultural e histórica de um povo. Por isso, a cada semana vamos falar de um alimento específico e da sua importância na história, na cultura e no nosso organismo, claro. Também daremos dicas de saúde e de aproveitamento.

Mundo dos Sabores é um programa de rádio produzido e apresentado pelas alunas, de jornalismo, Léia Arruda e Carol Passos, editado nos laboratórios do UniBh e transmitido pela rádio Elo FM.

Acompanhe nosso programa toda segunda-feira às 15h pelo site: http://www.elofm.com.br/mundodossabores, com reprise em horários alternativos.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Alho


Por Léia Arruda

Ele é uma raiz, cujo bulbo é formado por vários dentes. O aroma forte e inconfundível é fornecido por uma substância chamada Alicina, que também é responsável pelos seus benefícios medicinais. Sua origem é identificada na Ásia Central, onde é conhecido e utilizado como medicamento e afrodisíaco há mais de 5 mil anos.

Há referências ao alho nas pirâmides do Egito, já que lá ele foi utilizado como alimento dos escravos durante a construção da pirâmide de “Quéops”. Os egípcios também acreditavam que consumir alho protegia contra as epidemias e aumentava o rendimento físico, além de utilizá-lo no combate a diarréias. Na Grécia, o alho era conhecido como ‘rosa de mau cheiro’. Ele era usado no combate de doenças pulmonares e intestinais.

No século XIX, Louis Pasteur descobriu as propriedades anticépticas do alho. Por isso, durante a Primeira Guerra Mundial ele foi muito usado, pelo exército da Rússia, da Alemanha e principalmente da Inglaterra, no combate as infecções e tuberculose.

Dicas de saúde 
Cada vez mais pesquisas apontam que o alho é um grande aliado contra o mau colesterol. Ele ajuda a diminuir a pressão arterial, trazendo benefícios à circulação sanguínea e reduzindo a chance de um infarto do miocárdio.

O alho contém vitaminas B1, B2 e C. Dentre suas propriedades se destacam as funções: antibióticas, anticoagulante, antitérmica, anti-inflamatória, diurética, vermífuga e controlador do colesterol. Ele pode ser encontrado fresco, desidratado ou em pó. Para manter uma boa qualidade basta mantê-lo em lugar ventilado e protegido da umidade. 

Para nos ajudar a aproveitar bem o alho que tal algumas dicas?
A primeira é sobre o uso do alho. Quando fritar o alho tenha cuidado para não queimá-lo, isso evitará que seu prato tenha um sabor ácido.
Para tirar o cheiro do alho das mãos, esfregue-as debaixo da água corrente com uma colher de inox, como se fosse sabonete.
E para eliminar o hálito desagradável provocado pelo alho, mastigue grãos de café ou salsa fresca.
É isso, aí. Se você tem uma dica, sugestão para nos mandar envie seu contato@elofm.com.br
Por hoje é só. Agradecemos sua companhia e esperamos por você no nosso próximo encontro. Abraços e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário