Mais do que receitas a gastronomia faz parte da evolução cultural e histórica de um povo. Por isso, a cada semana vamos falar de um alimento específico e da sua importância na história, na cultura e no nosso organismo, claro. Também daremos dicas de saúde e de aproveitamento.

Mundo dos Sabores é um programa de rádio produzido e apresentado pelas alunas, de jornalismo, Léia Arruda e Carol Passos, editado nos laboratórios do UniBh e transmitido pela rádio Elo FM.

Acompanhe nosso programa toda segunda-feira às 15h pelo site: http://www.elofm.com.br/mundodossabores, com reprise em horários alternativos.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Trigo


Por Léia Arruda

Nosso tema de hoje é o TRIGO. Ele é uma gramínea, também conhecido como capim ou grama, que teve origem no Oriente Médio há cerca de 8000, e contribuiu muito para a cultura e a economia dos egípcios e babilônicos nos tempos dos faraós.


A história do trigo é longa e acompanha muitas culturas e povos. Há relatos que apontam que ele começou a ser cultivado no Brasil em 1534, na antiga Capitania de São Vicente. Em meados de 1970, a plantação do trigo se expandiu, para solos paranaense tornando o estado líder da produção no país. Atualmente sua produção mundial gira em torno de 500 milhões de toneladas por ano.

Isso acontece porque o trigo é considerado um dos principais alimentos humano. Ele chega ao homem por meio da farinha branca e integral e do triguilho - que é quando o grão do trigo é moído mais grosso para manter as composições do grão, principalmente a fibra. Em sua composição há uma proteína chamada glúten, ela normalmente não é encontrada em outros grãos o que torna o trigo um componente indispensável em muitos alimentos.

Quando o trigo é moído obtém-se a farinha que é usada no preparo de pães, massas, bolos, café, cerveja, carne, outros. Já o triguilho é usado para fazer quibes, tabule.  Há também o farelo de trigo que é um subproduto da farinha branco ou do trigo integral. Ele é usado em mingaus e sopas e também na alimentação animal. A palha do trigo é aproveitada como feno que serve para forrar os estábulos.

DICAS DE SAÚDE
Há pesquisas que apontam que o trigo nos alimentos contribui para a boa digestão, aumenta a capacidade de concentração e disposição física, ajuda a espantar a ansiedade e insônia e ajuda a manter a boa forma.

Ele também afasta risco de alguns tumores e fornece mais nutrientes que o amido. Além disso, alguns médicos defendem que, ao contrario do que algumas pessoas pensam, o trigo não é o vilão como carboidrato, pois ele ajuda a preservar proteínas do nosso corpo. O segredo é saber consumi-lo assim como os alimentos a sua base, nas horas certas.

Por hoje é só. Agradecemos sua companhia e esperamos por você no nosso próximo encontro. Abraços e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário