Mais do que receitas a gastronomia faz parte da evolução cultural e histórica de um povo. Por isso, a cada semana vamos falar de um alimento específico e da sua importância na história, na cultura e no nosso organismo, claro. Também daremos dicas de saúde e de aproveitamento.

Mundo dos Sabores é um programa de rádio produzido e apresentado pelas alunas, de jornalismo, Léia Arruda e Carol Passos, editado nos laboratórios do UniBh e transmitido pela rádio Elo FM.

Acompanhe nosso programa toda segunda-feira às 15h pelo site: http://www.elofm.com.br/mundodossabores, com reprise em horários alternativos.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Leite


Por Léia Arruda

Hoje vamos falar sobre o LEITE, um alimento que é fundamental para a nutrição e crescimento das nossas crianças. O mais indicado é que o leite materno seja o único alimento do recém-nascido pelo menos até o sexto mês. Pois, apesar de parecer simples, essa bebida láctea é o alimento mais completo e balanceado para essa fase. Sua principal função é alimentar os filhotes até que sejam capazes de ingerir outros alimentos.  Por ter anticorpos, ele proteger o bebê de doenças, como alergias e obesidades, além de ser um dos principais fornecedores de cálcio que é fundamental para o desenvolvimento e saúde dos ossos.

O leite é uma substância esbranquiçada, opaca e nutritiva. Ele é produzido pelas glândulas mamárias das fêmeas, mais conhecidas como seios e serve como alimento. A história marca que o consumo do leite originalizou-se no Oriente Médio com a domesticação do gado em meados de 11.000 a.C. O primeiro animal domesticado foi a vaca. Mas, logo depois vieram outros como ovelha, cabra, égua e até camelo fêmea. Durante esse período era complicado conservar o leite. Por isso, ele era consumido fresco ou como queijo.

Após a Revolução Industrial foram desenvolvidos sistemas e instrumentos que possibilitaram o transporte e a conservação do leite por mais tempo. Um dos mais conhecidos foi o processo criado em 1864, pelo cientista francês Louis Pasteur, que é a pasteurização. Basicamente, ela consiste em aquecer o alimento por certo tempo até determinada temperatura. Assim os microrganismos patogênicos deixam de existir ali. Apesar de simples esse passo possibilita maior tempo de conservação, higiêne e saúde para o alimento e para quem o ingere.

É importante ressaltar que o leite tem composição diferente. O leite humano, por exemplo, é ralo e tem bastante lactose, que é um açúcar natural do leite. Enquanto que o leite de vaca tem menos lactose e mais proteína. Já o leite de mamíferos marinhos como das baleias é o mais completo em nutriente e gordura, do que os demais. O homem é o único animal que consume leite na fase adulta. É nessa fase que o organismo deixa de produzir a lactase, uma espécie de lactose natural do organismo humano. Quando isso acontece surge a intolerância à lactose. Um problema gastrointestinal que tende a aumentar com ao avanço da idade. Pessoas com essa debilidade devem evitar produtos que contenham lactose.

DICAS DE SAÚDE
A agitação da vida moderna faz com que, em muitos, casos deixamos de consumir o que é bom pelo que é rápido e prático. O problema é que na maioria das vezes escolhemos errado, pois se prestarmos atenção há inúmeros alimentos que podem nos ajudar a ter uma vida saudável sem interferir tanto assim no nosso tempo. O leite é um deles. Pode ser consumido puro, com café, com achocolatado, quente, frio, morno. E ainda pode ser inserido na composição de outros alimentos como queijo, manteiga, bolos, tortas, enfim, vai bem com quase tudo. E como já dissemos, ele também possui cálcio, proteínas, potássio aminoácidos e fósforo.

Nos EUA órgãos ligados a Saúde e a Agricultura lançaram uma espécie de cartilha para orientar a alimentação dos americanos e incluíram o leite como prioridade. É recomendado um consumo diário de três porções diárias, seja do leite puro ou como composto de outros alimentos. Essa indicação é porque após vários estudos foi descoberto que o leite previne doenças como insônia, obesidade, osteoporose, artrose, e ainda, coronárias, câncer de mama, cólon e próstata além de regular a hipertensão.

Com tamanha importância em todas as fases da vida não dá para excluir esse alimento da nossa alimentação, não é? Mas, varias pessoas quando entram em dieta tratam logo de tirá-lo da alimentação devido o alto teor de gorduras, que realmente é alto. Para ter uma referencia: cada 100g de leite tem 3.9g de gordura sendo 2.5g saturadas. Contudo, queremos lembrar que atualmente o mercado oferece vários ‘tipos’ de leite que trazem alterações em suas propriedades e composições para atender nossas necessidades. Entre eles estão:

  * Integral: é indicado para crianças e adolescentes em fase de crescimento e adultos que não tenham problemas com sobrepeso e/ou obesidade;
* Semi-desnatado ou leite em pó desnatado: tem menos quantidade de gorduras saturadas, colesterol e calorias;
* Desnatado – quando comparado ao leite normal tem o nível de gordura reduzida à metade, e mantêm quantidades similares de todos os outros nutrientes.  

Também é bom lembrar o que sempre enfatizamos nos nossos programas, uma vida saudável requer uma dieta balanceada. Isso significa se alimentar corretamente para que o organismo tenha um bom funcionamento. Uma dieta balanceada consiste em ingerir alimentos que oferecem calorias, proteínas, carboidratos, gorduras, nutrientes, vitaminas, fibras e sais minerais em quantidade adequada para cada indivíduo. Por isso, em caso de dúvidas, procure um especialista. Ele saberá como orientar a melhor alimentação para que você tenha uma boa saúde.

Em caso de críticas ou sugestões envie-nos um e-mail contato@elofm.com.br.

Por hoje é só. Agradecemos sua companhia e esperamos por você no nosso próximo encontro. Abraços e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário