Mais do que receitas a gastronomia faz parte da evolução cultural e histórica de um povo. Por isso, a cada semana vamos falar de um alimento específico e da sua importância na história, na cultura e no nosso organismo, claro. Também daremos dicas de saúde e de aproveitamento.

Mundo dos Sabores é um programa de rádio produzido e apresentado pelas alunas, de jornalismo, Léia Arruda e Carol Passos, editado nos laboratórios do UniBh e transmitido pela rádio Elo FM.

Acompanhe nosso programa toda segunda-feira às 15h pelo site: http://www.elofm.com.br/mundodossabores, com reprise em horários alternativos.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Churrasco

Por Léia Arruda



Nosso assunto de hoje é um prato que basta pensar em fim de semana, reuniões de amigos, datas comemorativas, e ele logo aparece como a primeira sugestão o CHURRASCO.   

Em suma o churrasco não é uma receita complexa. Há inúmeras dicas e técnicas, mas vamos combinar que preparar um bom churrasco é quase um dom, uma arte para poucos, viu? (risos).   Bem, a história não aponta uma data especifica ou uma narrativa de como surgiu o churrasco. Muitos acreditam que lá na pré-história, quando o homem descobriu o fogo, e logo percebeu que a carne que ele caçava podia fica mais macia quando levada ao fogo, nasceu o churrasco.

Mas há quem prefira dizer que a idéia do churrasco nasceu com os índios, das Américas, que costumavam assar a carne sobre as pedras em fogueiras ao ar-livre e usavam madeira verde como uma espécie de grelha. Não há uma confirmação dessa história. O que se sabe é que, seja de origem pré-história ou com os índios da America, o passar do tempo fez com que a idéia de assar carne fosse absorvida na região dos Pampas, e o que conhecemos hoje como churrasco se aperfeiçoou. Bem, só para explicar Pampas é um nome quéchua atribuído as planícies da América do Sul, onde o gado pasta.  

Essa região dos Pampas compreende principalmente a Argentina, o Uruguai e claro o Rio Grande do Sul, aqui no Brasil. Essas terras são conhecidas pela tradição pecuária. O trabalho que os peões desenvolviam não possibilitava um retorno frequente para casa. Por isso, procuravam formas praticas para se alimentarem. Assim, desenvolveram e aperfeiçoaram técnicas especificas para o preparo do churrasco.

No Brasil, Gaucho é uma expressão que se tornou definição para os nascidos no Rio Grande do Sul. Eles são referência do preparado e da disseminação dessa cultura. Entre eles o churrasco é culinária típica, apreciada com frequência e em grandes quantidades. Seja em festas familiares ou comemorações em geral.

A palavra churrasco, tanto em português como em espanhol é a definição para carne assada. E há várias discussões sobre como deve ser preparado o verdadeiro churrasco.  As perguntas são do tipo: Deve preparar na lenha ou no carvão? Na grelha ou no espeto? E a carne é só de boi? Ela deve ser temperada ou não? O fato é que, até o momento não se encontrou uma resposta.

Na Argentina e no Uruguai, por exemplo, o prato é chamado de asado rioplatense. Pode ser feito com todas as partes do boi ou com o lombo ou salsicha de porco. A tradição por lá manda que seja feito na grelha com lenhas, mas atualmente por ser mais prático, há quem use o carvão.  Pode ser servido com salada, molho e batata frita ou como purê. Na Argentina devido à qualidade e o baixo custo o asado esta presente nas mesas de todas as classes e é consumido com pão. Tanto na Argentina como no Uruguai aos finais de semanas é comum ver famílias reunidas em casa, nos parques, desfrutando de um delicioso asado.

Dadas as diferenças culturais e muitas vezes o alto preço da carne no Brasil, não é tão comum ver o churrasco bovino com tanta frequência em todas as regiões brasileiras. Por isso, por aqui também não é fácil responder a essas questões, por aqui, não. Apesar disso, quando falamos em churrasco logo pensamos no fogo de chão, produzido por lenha e grandes espetos, como vemos no sul. Contudo, cada região desenvolveu uma forma de preparo. Algumas regiões usam grelha, carvão e até churrasqueira a gás. A carne utilizada também é bem variável. Temos churrasco de carne bovina, suína, de aves, de peixes e até de legumes. E os acompanhamentos não ficam atrás, pode ser arroz, mandioca, salada verde, maionese, vinagrete, farofa, pão de alho, linguiça, purê, enfim a variedade é do tamanho do Brasil. 

DICAS DE SAÚDE
É fato que basta pensarmos nas deliciosas opções que o Brasil oferece para consumo do churrasco que a boca enche d’água. Mas, vamos nos ater a carne vermelha que além de um delicioso sabor, é fonte de proteína, ferro, auxilia na recuperação das células e recomposição muscular.  Mas para uma vida saudável o lema é fugir do excesso, certo?   

Pois, a carne vermelha, quando em grandes quantidades pode se tornar uma grande vilã da saúde. Pois, elas são ricas em gorduras saturadas que prejudicam o organismo e podem causar o mau colesterol. Então, nada de abusos hein?! E quando for comprar carne para seu churrasco procure as com menos gordura. Assim, você terá um momento de plena alegria – desfrutando da companhia de amigos e familiares e de uma boa alimentação.   

Por hoje é só. Estamos ansiosos para receber a sua dica e sugestão. Então, envie seu e-mail para: contato@elofm.com.br. 

 É isso aí. Agradecemos sua companhia e esperamos por você no nosso próximo encontro. Abraços e até mais.