Mais do que receitas a gastronomia faz parte da evolução cultural e histórica de um povo. Por isso, a cada semana vamos falar de um alimento específico e da sua importância na história, na cultura e no nosso organismo, claro. Também daremos dicas de saúde e de aproveitamento.

Mundo dos Sabores é um programa de rádio produzido e apresentado pelas alunas, de jornalismo, Léia Arruda e Carol Passos, editado nos laboratórios do UniBh e transmitido pela rádio Elo FM.

Acompanhe nosso programa toda segunda-feira às 15h pelo site: http://www.elofm.com.br/mundodossabores, com reprise em horários alternativos.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Arroz


Por Léia Arruda
Nosso tema de hoje é um alimento que está presente na mesa dos brasileiros todos os dias. Sabe do que estou falando? Do Arroz. Ele foi descoberto pelos cultivadores da Ásia Meridional e tem quase 10.000 anos de história. 

Seu cultivo leva o nome de Ozicultura e precisa de muita água para crescer. Por seu alto teor nutritivo é adorado por vários povos, e está presente na mesa de pelo menos 2/3 da população mundial.

Os romanos o consideravam guloseima. E a história conta que os gregos o utilizavam como medicamento no tratamento de enfermidades ginecológicas, oftalmológicas, do fígado, dos rins, e intestinos. Eles, também, o consideravam artifício de beleza. No século VI a.C., quando Alexandre Magno conquistou a Índia, ele ficou tão encantado com as qualidades do arroz que o trouxe para o ocidente.

Há quem diga que o Brasil foi o primeiro país ‘das Américas’ a cultivar o arroz. Isso aconteceu ainda na época dos Tupis - que o chamavam de milho d’água. Atualmente, o arroz é considerado uma das atividades econômica mais importante do planeta. E o Rio Grande do Sul se destaque por ser responsável pela produção de 26% do seu cultivo, no país.

A história do arroz é cheia de curiosidades e símbolos. Os chineses, por exemplo, o usavam para fazer sorvete. E também consideram o arroz símbolo de fartura e felicidade. Essa simbologia atravessou fronteiras e chegou ao Brasil. É por isso, que após as cerimônias de casamentos costumamos jogar arroz nos noivos. Uma demonstração dos votos de fertilidade e felicidade. 

No Vietnã quando morre algum camponês ele é enterrado nos arrozais.  E durante o enterro, enquanto as pessoas festejam – cantando e dançando é distribuído arroz. Já no Japão é comum que a mãe do recém-nascido de ao bebê alguns grãos de arroz mastigados. Isso significa chegada à vida.

DICAS DE SAÚDE
Como vimos o arroz está presente em várias culturas das mais variadas formas. Ele tem um sabor tão específico que pode ser consumido puro ou como cereal. Ah! Ele também é um alimento extremante versátil e pode ser utilizado no preparo de pratos salgados, como carreteiro, baião-de-dois, e doces como o arroz-doce. É o mais legal, sabe aquelas sobrinhas de arroz que muitas vezes vão para o lixo? Elas também podem ser aproveitadas no preparo de bolinho de arroz, massa para pizza, pasteizinhos. O negócio é usar a criatividade!

Afinal, não dá para ficar desperdiçando alimento, não é? O arroz é fonte de energia e rico em amido. Ele também fornece proteínas, ferro, e vitaminas B para o nosso corpo.

Ele é ingrediente comum na culinária de diversos países como nos risotos italianos e nas paellas espanholas.

Já aqui, no Brasil está presente nas nossas mesas diariamente e é perfeito principalmente quando acompanhado pelo feijão. Contudo, quando consumido sozinho é preciso cuidado, pois, pode ativar taxas de insulina e açúcar no sangue.

Bem, por hoje é só. Envie-nos sua dica e/ou sugestão para esse blog ou para o e-mail: contato@elofm.com.br.

É isso aí. Agradecemos sua companhia e esperamos por você no nosso próximo encontro. Abraços e até mais.